Prefácio

A principal proposta deste livro é instigar o estudante a refletir e questionar, fornecendo uma base sólida sobre os princípios da química. Aprender a pensar, formular perguntas e abordar problemas são tarefas essenciais para todo estudante, independentemente do nível. Neste livro mostramos como desenvolver modelos, refiná-los de forma sistemática com base em dados experimentais e expressá-los quantitativamente. Com esse fim, Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente, sétima edição, objetiva desenvolver os conhecimentos e oferecer aos estudantes uma ampla gama de ferramentas pedagógicas.

 

A nova organização dos conteúdos

Nesta edição a organização dos conteúdos foi reformulada. Os assuntos são apresentados em 85 Tópicos curtos, distribuídos em 11 grupos temáticos chamados de Focos. Nosso objetivo foi apresentar os conteúdos com o máximo de flexibilidade e clareza para o estudante e para o professor. Tínhamos uma estrutura específica em mente enquanto escrevíamos o texto, porém muitos professores têm suas próprias ideias sobre como usar materiais didáticos. Por essa razão, embora o conteúdo tenha sido organizado tendo o átomo como tema principal nas discussões, a divisão em tópicos permite adaptações, como a omissão de tópicos ou a ordenação dos conteúdos de acordo com os objetivos específicos de ensino. Tomamos todo o cuidado para evitar sugerir que os tópicos tenham de ser estudados na ordem apresentada. De leitura fácil, estão divididos em seções menores, o que simplifica o uso do material nos estudos.

Cada Foco começa com uma breve discussão sobre como os tópicos tratam do tema e como este se relaciona com os outros temas do livro. Esta relação contextual também é representada visualmente por meio de um “organograma” no começo de cada Foco. A ideia é expor a estrutura do conhecimento abordado, sem influenciar a ordem da apresentação.

Nossa principal motivação é ajudar os estudantes a dominar os conteúdos das disciplinas que cursam. Por isso, cada tópico inicia com duas questões muito presente entre os alunos: “Por que você precisa estudar este assunto?” e “Que conhecimentos você precisa dominar?” As respostas para a segunda pergunta direcionam o estudante para os tópicos que ele deve conhecer antes de estudar o novo. Com base nos conselhos recebidos dos nossos revisores, nos esforçamos para que esta nova organização dos conteúdos ajude e oriente estudantes e professores nos percursos que escolherem, aperfeiçoando a experiência em sala de aula. Inclusive o organograma foi concebido como incentivo ao aprendizado, pois mostra como cada tópico aborda uma questão conceitual.

Uma novidade nesta edição, especificamente no Foco 5, é a apresentação comparativa dos desdobramentos cinéticos e termodinâmicos de um assunto. Esta inovação pretende atender às expectativas de professores que abordam o equilíbrio a partir de diferentes perspectivas, permitindo que se concentrem naquela que melhor atende a seus objetivos pedagógicos.

Por fim, reunimos as Técnicas Principais em um grupo, em seções disponíveis neste hotsite.

Fechar

Texto descritivo do quiz deve ser aqui.


Iniciar
Chapter
Anterior Próxima

Confira o resultado

Questão Correto Respondido Justificativa
Respondidas corretamente
Respondidas incorretamente
Não respondidas
Salvar Quizz Imprimir
Fechar

Ver consolidado


Consolidado
3 (100%)
Respondidas corretamente
0 (0%)
Respondidas incorretamente
0 (0%)
Não respondidas