Texto descritivo do quiz deve ser aqui.
Confira o resultado
Questão | Correto | Respondido | Justificativa |
---|
Estamos muito felizes com a publicação desta 5ª edição de Clínica médica: consulta rápida , que teve sua 1ª edição lançada há 22 anos, em 1997. Naquela época, era comum o uso, pelo médico, de cadernetas de consulta, que cabiam no bolso do jaleco, com informações úteis para o atendimento rotineiro dos pacientes, como fórmulas para calcular parâmetros médicos/laboratoriais, doses dos principais medicamentos, entre outros.
Mas as cadernetas já não estavam dando conta de contemplar as novas informações que surgiam com cada vez mais frequência.
Na ocasião, ainda se podia imaginar que depois de alguns anos de treinamento fundamental, esforço e alguma sensibilidade já era possível exercer uma das atividades mais fascinantes que acompanha a história da humanidade. Assim, a proposta original do Clínica médica: consulta rápida era a de estar perto do médico – caber no bolso do jaleco – com informações que permitiam busca simplificada e prática, de modo a substituir as tais cadernetas. A medicina, entretanto, mudou muito. Seria contraintuitivo imaginar que não mudaria. O que possivelmente mais impressiona é o ritmo dessa mudança. A incorporação de novas informações e a velocidade em que se dão passos de todos os tamanhos e para todas as direções tiveram efeitos colaterais. Um deles é a superespecialização do profissional na tentativa de dominar, pelo menos, algum ponto específico de atuação. Não é infrequente, dentro de uma especialidade, já termos dezenas de subespecialidades, levando o paciente a uma peregrinação de médicos que pode ser improdutiva e, sem dúvida, em muitos casos aumentar a impessoalidade.
Outro problema inevitável é a incapacidade humana de acompanhar os desafios de aquisição de informação técnica em escala suficiente. Estimativas sugerem que, hoje, um médico deveria estudar 29 horas por dia para poder tomar conhecimento de todos os dados que são publicados em sua área, necessidade particularmente útil em cenários graves ou raros. É evidente que esse número é inatingível e, mesmo que fosse menor, seria inviabilizado pela falta de estrutura organizada dos dados disponíveis, ou seja, o conhecimento médico cresce de forma aleatória e não necessariamente na mesma direção. É uma espécie de conjunto de teias e novelos aglomerados para serem utilizados de forma racional. Algumas especialidades se tornaram segmentadas ao ponto de não ser incomum que pacientes sejam atendidos por meia dúzia de médicos. A própria especialidade Clínica Médica é construída em um ambiente de complexidade especial, a qual obriga o profissional a ter acesso a informações de várias áreas.
Outro aspecto que mudou nesse período foi a comunicação. A inquietação de uma geração que nasceu em um mundo digital fomentou um modelo de relação entre pacientes e médicos e entre médicos e médicos que deve dispor de uma agilidade incrível. Ao toque de um celular ou do recebimento de uma mensagem eletrônica, surgem diagnósticos e manejos. Muitas vezes, médicos e pacientes navegam em um perigoso mundo de informações cibernéticas não críticas.
Clínica médica: consulta rápida, que também nasceu e cresceu nesse mundo ágil, sempre se adaptou às necessidades dos seus leitores e, mesmo que o “bolso do jaleco” tenha mudado, o seu propósito de estar próximo a médicos, enfermeiros, estudantes, bioquímicos e todos os demais profissionais da saúde que passaram a adotá-lo como um fiel companheiro de suas atividades diárias permanece o mesmo.
Em novo formato, amplamente atualizada, com novos capítulos sobre Avaliação por imagem à beira do leito, Avaliação diagnóstica por imagem, Dor: diagnóstico e manejo nas situações agudas e crônicas e Perioperatório, a obra agora também conta com QR Codes, os quais rapidamente levam o leitor a informações adicionais sobre o assunto. E tudo isso com a segurança de informação cientificamente consistente, crítica e prática, referendada pela expertise dos coautores. O entusiasmo e empenho de todos os envolvidos nos brinda com a convicção do compromisso de lançar mais uma edição deste livro – que ultrapassa a espantosa quantidade de 60.000 mil exemplares espalhados pelo País. Agradecemos a todos que nos ajudam e inspiram. A todos que acreditam no conceito desta obra e nos prestigiam com sua atenção.
Boa leitura!
Questão | Correto | Respondido | Justificativa |
---|