Texto descritivo do quiz deve ser aqui.
Confira o resultado
| Questão | Correto | Respondido | Justificativa |
|---|
Parece incrível que 18 anos se passaram desde que este livro foi publicado pela primeira vez. É surpreendente como ele foi bem recebido, e nós agradecemos pelas palavras amistosas que recebemos de estudantes e professores. Nesta 7ª edição, mantivemo-nos fiéis à ideia de que esta obra deve fornecer explicações conceituais de conteúdos estatísticos sem fazer o leitor sofrer com fórmulas matemáticas. Conservamos os pontos fortes das edições anteriores e atualizamos nossos exemplos da literatura e alguns dos exercícios práticos, apresentamos reflexões de autores de pesquisas publicadas e respondemos, com explicações revisadas, a várias pessoas que deram feedback à 6ª edição.
Escrevemos este livro primeiramente para nossos alunos, muitos dos quais não gostam de matemática e não conseguem entender por que precisam aprender fórmulas matemáticas quando há um programa de computador para fazer isso. Eles não foram convencidos pelo argumento de que os cálculos realizados servem para dar-lhes uma maior compreensão do teste estatístico – nós também não. Queremos que eles tenham um entendimento conceitual da estatística e que gostem da análise de dados. Durante os últimos 20 anos, tivemos de adaptar nosso ensino a grandes grupos, em que uma boa parcela dos estudantes não tinha um treinamento formal em matemática. Tivemos dificuldade para recomendar a esses estudantes alguns dos livros didáticos de estatística tradicionais. Esses textos estavam cheios de fórmulas matemáticas e eram percebidos por eles como monótonos ou chatos ou então forneciam meras receitas, isto é, mostravam apenas como fazer os cálculos sem propiciar um entendimento conceitual da estatística. Assim, decidimos escrever este livro, que procura possibilitar aos estudantes esse entendimento, evitando a desorientação dos cálculos e fórmulas.
Outro problema que tivemos ao recomendar livros-texto de estatística foi a grande dependência de valores probabilísticos para a interpretação dos resultados. É difícil convencer os estudantes a considerar o tamanho do efeito e os intervalos de confiança quando os textos disponíveis não fazem considerações sobre testes de hipóteses, mas simplesmente recomendam que p < 0,05 é significativo e p > 0,05 não é! Esperamos que, com a leitura deste livro, os leitores fiquem mais atentos a essas questões.
Queremos ainda mostrar a eles como incorporar os resultados de suas análises aos relatórios laboratoriais e como interpretar a seção de resultados de artigos de periódicos. Até recentemente, os livros de estatística ignoravam esse aspecto da análise de dados. É claro, sabemos que a forma como escrevemos nossos exemplos é diferente da forma como outros psicólogos o fariam. Os estudantes podem utilizar essa seção a fim de ganhar confiança para escrever seus próprios resultados, e esperamos que eles o façam com o desenvolvimento dos seus cursos.
Tentamos simplificar conceitos complexos (algumas vezes bastante complexos). Entretanto, ao simplificar, existe uma perda de acurácia. Estamos cientes disso, assim tentamos ser o mais acurados possível e, ao mesmo tempo, dar a explicação mais simples. Além disso, sabemos que alguns estudantes não utilizam o SPSS (uma empresa da IBM*) em suas análises de dados. O IBM® SPSS®, no entanto, é o pacote estatístico mais usado nas ciências sociais e é por isso que o livro está tão ligado a esse programa – de qualquer modo, mesmo quem não o utiliza achará o livro útil. Esta edição foi atualizada para ser usada com o SPSS versão 23 e com as anteriores.
Desde a 6ª edição, temos incluído informações sobre os autores dos artigos que citamos no texto, bem como suas fotos quando possível, estritamente com as suas autorizações. Também perguntamos a eles o motivo de terem escolhido aquele tópico de pesquisa em particular e se encontraram quaisquer problemas ao realizar o experimento/estudo. Acreditamos que isso enriquece o texto. Embora tenhamos atualizado muitos exemplos da literatura, mantivemos alguns estudos anteriores porque eles ilustram com exatidão os conteúdos apresentados. Alguns revisores entenderam que deveria haver mais atividades ou questões de múltipla escolha desafiadoras. Assim, adicionamos atividades que tomam por base exemplos da literatura e exigem que os estudantes interpretem o conteúdo à sua maneira. Eles podem, então, comparar suas interpretações com a dos autores.
Esperamos que aqueles que lerem este livro não apenas aprendam com ele, mas que também apreciem as explicações e os exemplos. Esperamos, ainda, que, como resultado da leitura, sintam-se confiantes nas suas habilidades de executar suas próprias análises estatísticas.
| Questão | Correto | Respondido | Justificativa |
|---|