Apresentação
Há mais de uma década, no Orbis Flying Eye Hospital, em Vienciana, estava examinando pacientes com um pequeno grupo de oftalmologistas do sudeste asiático, de Laos, Cambodja, Vietnã, Tailândia e Mianmar. Uma senhora de meia-idade chegou com uma vitreíte intensa e consegui, com a ajuda de um oftalmoscópio indireto, através da opacidade, ver uma lesão ativa de toxoplasmose que ameaçava a mácula no polo posterior. Começamos a revisar os antibióticos disponíveis naquela região e, para ajudar na discussão, peguei uma caixa onde guardávamos as últimas edições do Manual de doenças oculares do Wills Eye Hospital. À medida que pesquisávamos na seção do livro sobre toxoplasmose, percebi alguns sussurros na sala e questionei meu intérprete sobre o motivo daquela agitação. “É seu livro”, ele explicou, “Estão todos animados em vê-lo. Eles já haviam visto uma fotocópia dele em Bangkok”.

Como fiquei orgulhosa ao dizer ao grupo espantado que tínhamos um exemplar do Manual do Wills para cada um deles, trazidos da Filadélfia! Seu deleite perceptível foi uma bela retribuição ao presente.

Aquele orgulho encontra eco hoje quando olho para a nova edição deste livro que se tornou um ícone da oftalmologia, o mais vendido em nossa área, originalmente compilado a partir de uma “pilha” de anotações famosas feitas por dois residentes do Wills Eye Hospital, Chris Rapuano e Mark Friedberg. Aquele compêndio de bolso, compartilhado com seus colegas para consulta durante o trabalho no consultório ou na emergência, cresceu até se transformar no primeiro Manual, publicado em 1990. Mais de trinta anos depois, ele ainda mantém sua urgência e relevância clínica apesar de muitas repetições e alterações, mais recentemente para trazê-lo ao universo multimídia – por meio da inclusão de vídeos que expandem as informações apresentadas – e, é claro, a razão para isso deve-se ao fato de o livro ainda ser de autoria dos residentes do Wills Eye Hospital, os quais conhecem as demandas do cuidado na linha de frente: informações disponíveis de maneira rápida, conveniente, concisa, acurada e atualizada!

Esta apresentação, no entanto, não estaria completa sem um agradecimento a dois gigantes que não estão mais conosco, cujas habilidades editoriais serviram de base para o livro nas últimas três décadas: Dr. William Tasman e Dr. Edward Jaeger. Revisores e conselheiros incansáveis e incomparáveis, sua orientação e suporte foi fundamental para o sucesso e alcance da obra. Espero que esta nova edição do Manual de doenças oculares do Wills Eye Hospital sirva como retribuição especial não apenas pelo Serviço de Residência do Wills, ao qual esses tremendos acadêmicos serviram de maneira tão hábil, mas também por seu legado de editoria insubstituível, aconselhamento sábio, perspicácia clínica e coleguismo incomparável.

Julia A. Haller, M.D.
Oftalmologista-chefe do Wills Eye Hospital

Prefácio
É com grande prazer que apresentamos a 8ª edição do Manual de doenças oculares do Wills Eye Hospital. Esta edição tem como base todos os colaboradores das edições anteriores e, como nos anos passados, ela não teria sido possível sem a colaboração, trabalho em equipe dos residentes, fellows e acadêmicos do Wills Eye Hospital com suas mentes inquietas. Esperamos que os leitores encontrem nesta obra as informações e recomendações clínicas mais atualizadas sobre avaliação, diagnóstico, manejo e tratamento das doenças oftalmológicas, seja em consultório ou na emergência.

Esta edição inclui os resultados de importantes ensaios clínicos realizados após a última edição, assim como tendências de mudança na avaliação, classificação e tratamento de várias especialidades oftalmológicas, incluindo trauma, oculoplástica, córnea, pediatria, neuro-oftalmologia, uveíte e doença retiniana, que se refletem aqui. Temos orgulho em compartilhar o componente multimídia atualizado do Manual de doenças oculares do Wills Eye Hospital, incluindo vídeos de várias condições clínicas, além de novos procedimentos ambulatoriais e de emergência.* Ao incorporarmos as tendências médicas e tecnológicas atuais, tentamos manter o objetivo original dos organizadores anteriores que é o de oferecer um recurso simples, conciso e de consulta rápida para os profissionais de saúde que atendem pacientes que necessitam de cuidados oculares.

Esperamos que você continue a utilizar a 8ª edição do Manual de doenças oculares do Wills Eye Hospital e o considere um guia prático e útil para o manejo das doenças oftalmológicas.

Kalla A. Gervasio, M.D.
Travis J. Peck, M.D.
Cherie A. Fathy, M.D., M.P.H.
Meera D. Sivalingam, M.D.

Fechar

Texto descritivo do quiz deve ser aqui.


Iniciar
Chapter
Anterior Próxima

Confira o resultado

Questão Correto Respondido Justificativa
Respondidas corretamente
Respondidas incorretamente
Não respondidas
Salvar Quizz Imprimir
Fechar

Ver consolidado


Consolidado
3 (100%)
Respondidas corretamente
0 (0%)
Respondidas incorretamente
0 (0%)
Não respondidas