Apresentação

A comunicação adequada e centrada no paciente é essencial para a prática clínica de alta qualidade. Estudos sobre comunicação centrada no paciente mostram melhores resultados de saúde1, melhor satisfação e adesão do paciente, bem como níveis reduzidos de desconforto e preocupação, melhora da saúde mental. Também são encontrados menos testes diagnósticos e encaminhamentos, indicando um aumento da eficiência do atendimento2-8.

É possível ensinar habilidades de comunicação, e métodos experimentais são eficazes para isso. Atualmente, muitas escolas de medicina, em todo o mundo, incluem treinamento de habilidades de comunicação em seus currículos; contudo, o treinamento em comunicação costuma parar após a faculdade de medicina, e existe ainda uma grande variação cultural em relação à sua abrangência9. Países ocidentais são conhecidos por terem programas mais ampliados do que em outras partes do mundo, onde o treinamento em habilidades de comunicação clínica é relativamente novo10-12.

É muito importante que os alunos aprendam habilidades de comunicação em seu idioma e cultura, e que tenham a oportunidade de treinar nesse contexto. É por isso que ter um bom livro-texto sobre comunicação, abrangente e acessível em português é tão importante no Brasil. Um livro que foi escrito com a contribuição e o apoio de muitos colegas brasileiros e internacionais com experiência e com um afeto para comunicação efetiva. Isso ajudará futuros profissionais de saúde a aprenderem e a aperfeiçoarem suas habilidades.

Parabéns aos autores! Eu recomendo a todos os colegas que se beneficiem da leitura deste livro, utilizando-o em seus contextos de prática relevantes.

 

Evelyn van Weel- Baumgarten

Associate professor in Medical Communication, emeritus at Radboud University Medical Center, Department of Primary and Community Care, Nijmegen, Holanda.
Past-President EACH: International Association for Communication in Healthcare.

Referências

  1. Rathert C, Wyrwich MD, Boren SA. Patient-centered care and outcomes: a systematic review of the literature. Med Care Res Rev. 2013;70(4):351-79.
  2. Kinmonth AL, Woodcock A, Griffin S, Spiegal N, Campbell MJ. Randomised controlled trial of patient centred care of diabetes in general practice: impact on current wellbeing and future disease risk. The diabetes care from diagnosis research team. BMJ. 1998;317(7167):1202-8.
  3. Stewart M, Ryan BL, Bodea C. Is patient-centred care associated with lower diagnostic costs? Healthc Policy. 2011;6(4):27-31.
  4. Stewart MA. What is a successful doctor-patient interview? A study of interactions and outcomes. Soc Sci Med. 1984;19(2):167-75.
  5. Stewart M, Brown JB, Donner A, McWhinney IR, Oates J, Weston WW, Jordan J. The impact of patient-centered care on outcomes. J Fam Pract. 2000 Sep;49(9):796-804.
  6. Epstein AM, Street Jr RL. Patient-centred communication in cancer care: promoting healing and reducing suffering. Bethesda: National Cancer Institute; 2007.
  7. Mead N, Bower P. Patient-centred consultations and outcomes in primary care: a review of the literature. Patient Educ Couns. 2002;48(1):51-61.
  8. Michie S, Miles J, Weinman J. Patient-centredness in chronic illness: what is it and does it matter? Patient Educ Couns. 2003;51(3):197-206.
  9. Kurtz S, Silverman J, Draper J. Teaching and learning communication skills in medicine. 2nd ed. Oxford: Radcliff; 2005.
  10. Jankowska K, Pasierski T. Medical communication: a core medical competence. Pol Arch Med Wewn.2014;124(7–8):350-4.
  11. Fazel I, Aghamolaei T. Attitudes toward learning communication skills among medical students of a university in Iran. Acta Med Iran. 2011;49(9):625-9.
  12. Marambe KN, Edussuriya DH, Dayaratne KM. Attitudes of Sri Lankan medical students toward learning communication skills. Educ Health (Abingdon). 2012;25(3):165-71.
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