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“Sem dúvida, é uma obra de referência, indispensável para professores e alunos de disciplinas sobre psicologia de família, avaliação familiar, psicoterapia de família e outros temas afins, em cursos de graduação e de pós-graduação, stricto e lato sensu.” – Leia aqui o texto de Apresentação na íntegra, assinado por Terezinha Féres-Carneiro, bem como a Introdução, escrita pelos organizadores. Acesse também o Prefácio e o texto de Apresentação da 1ª edição do livro.

Apresentação

No contexto contemporâneo de grandes mudanças sociais, a família ainda permanece como o lugar da confiança, dos laços sólidos, de apoio e de proteção. O grupo familiar continua sendo um importante mediador entre indivíduo e sociedade, e o fato de o sistema social mais amplo ser menos claramente configurado impõe à família um esforço maior de intermediação, sobretudo diante dos sentimentos de instabilidade e de insegurança que permeiam as relações.

Fala-se, nas últimas décadas, de crise da família, desordem na família e até do desaparecimento da família. Temos preferido falar em complexidade da família e suas diversas possibilidades de organização. Os múltiplos arranjos familiares contemporâneos, contudo, não eliminaram a lógica tradicional, nem a lógica moderna de organização familiar. Assim, deparamo-nos, na atualidade, com a coexistência de diferentes modelos de família.

O espectro das novas famílias vem se organizando, cada vez mais, a partir da igualdade de direitos e deveres entre os cônjuges e da coexistência de modelos familiares híbridos. Desse modo, as novas configurações familiares vêm exigindo uma permanente renegociação de papéis entre os membros do grupo em prol de uma contínua reformulação de valores. Sob esse prisma, reconhece-se o surgimento de um novo paradigma na constituição das relações familiares, envolvendo a valorização da dimensão afetiva em detrimento da dimensão biológica e dos valores patriarcais.

Face às múltiplas configurações familiares presentes no panorama social contemporâneo, torna-se cada vez mais importante o desenvolvimento de pesquisas que aprofundem a compreensão sobre as questões relacionadas ao casal e à família. Na clínica, defrontamo-nos, cada vez mais, com os temas referidos à conjugalidade e à parentalidade nas famílias casadas, separadas, recasadas, monoparentais e homoparentais, contidos nas demandas de psicoterapia. Temos encontrado também um número crescente de pais confusos e ambivalentes diante de suas funções parentais nos diversos arranjos familiares contemporâneos.

O campo das teorias de família é muito amplo, abrangendo uma grande diversidade de abordagens conceituais que dão origem a múltiplos modelos de avaliação e de psicoterapia de família. Nesta 2ª edição de Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenção, organizada por Maycoln L. M. Teodoro e Makilim Nunes Baptista, o leitor encontrará toda essa pluralidade nos capítulos apresentados. Em cada um deles está presente o rigor conceitual e metodológico esperado de trabalhos científicos bem elaborados.

A obra conta com a primorosa colaboração dos mais conceituados teóricos e psicoterapeutas de família do País, e é organizada em quatro partes que contemplam a teoria e a pesquisa em psicologia da família, a família em diferentes contextos, a avaliação familiar e as intervenções e práticas com famílias. O contexto brasileiro de pesquisa e intervenção com famílias e casais é ressaltado, evidenciando a relevância teórica e social da produção de nossos pesquisadores da área.

Em relação à psicoterapia de família e casal, o livro pontua a diversidade teórico-técnica existente nesse campo, em trabalhos sobre a visão sistêmica, o enfoque psicodinâmico e a terapia cognitivo-comportamental. Além disso, apresenta programas de intervenção para treinamento de pais e para resolução de conflitos na conjugalidade, desenvolvidos com rigor teórico e metodológico.

Temas relacionados à infância e à juventude e sua relação com a interação familiar são discutidos com muita propriedade, entre eles: maus-tratos na infância, escolarização, transtornos da aprendizagem, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e desenvolvimento vocacional de jovens. São também apresentadas e discutidas relevantes questões familiares, referentes ao Judiciário e ao contexto social, como divórcio, suicídio, crianças em vulnerabilidade social e saúde psicossocial.

Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenção é, sem dúvida, uma obra de referência, indispensável para professores e alunos de disciplinas sobre psicologia de família, avaliação familiar, psicoterapia de família e outros temas afins, em cursos de graduação e de pós-graduação, stricto e lato sensu.

Terezinha Féres-Carneiro
Professora titular do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

 

Introdução

A concepção de família vem se modificando ao longo dos anos, incorporando transformações culturais e democratizando novas configurações que sempre existiram, mas pairavam à margem da sociedade. Novas constituições familiares, que se distanciam cada vez mais da formação patriarcal, estão mais presentes no nosso dia a dia, consolidando uma visão mais inclusiva e solidária. Apesar de estruturalmente diferentes, famílias com múltiplas gerações, nucleares, monoparentais ou homoafetivas são redes de relações afetivas que geralmente propiciam suporte para os membros enfrentarem os desafios cotidianos e buscarem um desenvolvimento saudável em um ambiente protetivo.

Por se tratar de um conceito em constante transformação, um livro sobre família precisa ser frequentemente atualizado e modernizado. Assim, apresentamos a 2ª edição do Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenção: mantivemos a ideia original da obra, ou seja, de um livro escrito pelos mais renomados pesquisadores brasileiros a respeito de nossa realidade, e selecionamos temas imprescindíveis para estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais que buscam uma formação sólida sobre sistemas familiares. Nesta nova edição, foram incluídos capítulos que abordam temáticas como divórcio, famílias homoafetivas e novas formas de avaliação e intervenção. Além disso, os capítulos presentes na 1ª edição foram atualizados a fim de proporcionar inovações nas informações e discussões.

A estrutura original do livro foi mantida, de modo que temos quatro partes. A Parte I discute aspectos teóricos e atuais na compreensão da família. A Parte II aprofunda-se em especificidades dos sistemas familiares em diferentes contextos sociais. A Parte III oferece instrumentos que possibilitam a avaliação da família. Por fim, a Parte IV é destinada à intervenção, abordada por diferentes perspectivas.

A nova edição traz uma novidade digital que expandirá a obra física. Os leitores poderão ter acesso a um hotsite, disponível em apoio.grupoa.com.br/psicologiadefamilia2ed, que apresenta dois capítulos exclusivos: Família ribeirinha: um estudo de suas relações, escrito por Thamyris Maués dos Santos, Simone Souza da Costa Silva, Kátia Carvalho A. Faro, Júlia S. N. F. Bucher-Maluschke e Fernando A. R. Pontes, e Avaliação da rede de apoio familiar: a utilização do Mapa dos Cinco Campos, de Débora Dalbosco Dell’Aglio e Aline Cardoso Siqueira. Além disso, no hotsite também são apresentadas questões para discussão sobre cada tema abordado no livro. O material complementar on-line também insere a obra em uma era cada vez mais digital, característica esta que também permeia as relações nas famílias brasileiras.

Esperamos que esta nova edição do livro continue sendo uma referência na área e contribuindo para a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais que lidam com a família. Nosso intuito foi oferecer uma obra capaz de sistematizar o conhecimento atualizado na área, auxiliando o profissional e o estudante a pensarem amplamente sobre as conceituações, os problemas e as soluções interventivas capazes de auxiliar e compreender as diversas formas de “ser família”.

Os organizadores.

 

Prefácio – edição anterior

A família pode ser considerada como a célula primária da sociedade, o berço e a “comida” que alimenta o cidadão, em todas as fases de sua vida. Atualmente, a família “tradicional” tem sofrido mudanças significativas e vem tentando responder e se adaptar às novas condições. Afora as famílias consideradas tradicionais, observam‑se, nas últimas décadas, novas configurações que não se identificam com o modelo da ideologia patriarcal dominante. Sendo assim, outras possibilidades vêm sendo incorporadas na contemporaneidade, tais como os agregados familiares, famílias reconstituídas, mistas, homogenéricas, multigeracionais, relacionais, e assim por diante.

A vida familiar sempre deve ser considerada como sendo circunscrita a um ambiente biológico, psicológico, emocional, educacional, socioeconômico, político e cultural. Nestes ambientes é que se permeia e define a autopercepção dos seus integrantes, definindo‑se a cosmologia, ou seja, a forma como todos são e coexistem com o seu ambiente. A família, além disso, regula, dirige, organiza e permite que a espécie humana seja prolongada como um grupo social.

O exercício dos papéis e funções parentais é um processo psicológico complexo que pode ser desempenhado por instituições, equipes ou pessoas, envolvendo todo o trabalho que se desenvolve no dia a dia. A compreensão de todo esse processo de cuidado, que pode ser bem particular de família para família, nos ajuda a entender melhor o comportamento dos pais no intuito de atender às necessidades das crianças, em cada estágio de seu desenvolvimento biopsicossocial.

Como profissionais em psicologia, devemos compreender e apoiar o exercício da parentalidade, além do que hoje, mais que nunca, os pais são necessários e de fundamental importância, já que todos têm condições de criar filhos felizes e socialmente ajustados. O conceito de parentalidade responsável é complexo e envolve diferentes dimensões, tais como os cuidados diários (limpeza, alimentação, vestuário e proteção) e cognitivos (conhecimento sobre os filhos/as, autoeficácia percebida, responsabilidades e expectativas do próprio comportamento e desenvolvimento em geral), as interações afetivoemocionais e físicas (o que permite a satisfação no desempenho das funções e a confiança dos pais) e comportamentais (habilidades de comunicação e o uso de padrões interacionais que promovem uma melhor qualidade de vida para toda a família).

O exercício dos papéis e funções parentais também inclui a capacidade de vinculação entre pais e filhos, já que os pais devem responder às necessidades dos filhos de forma empática, ou seja, deve‑se ter a capacidade de perceber as necessidades dos outros e entrar em sintonia com eles para estabelecer modelos adequados de interação.

A parentalidade é também um resultado da aprendizagem, já que os fenômenos naturais são transmitidos de geração em geração, dependendo também da capacidade de usar recursos da comunidade ou da capacidade de interagir em redes sociais. Nesse sentido, os papéis e funções parentais, em termos de legitimidade, não se baseiam em um fato biológico, em um estatuto ou em um ato legal, mas em uma série de competências, habilidades, disposições e atitudes, de forma ativa e empenhada dos pais, com os cuidados diários, criação e educação das crianças.

Este livro de psicologia de família procura estabelecer novas teorias, tendências e pesquisas no campo a partir de diferentes contextos em que a vida da família está focada, apresentando propostas que têm sido implementadas no Brasil, desde práticas e intervenções na vida da família e da conjugalidade até a educação dos filhos. A obra destaca a importância do intercâmbio científico, sendo que os autores compartilham uma vocação na área familiar nas quatro sessões, a fim de apresentar e difundir novas propostas, preocupações e conclusões derivadas de trabalho conjunto entre pesquisadores, acadêmicos e clínicos.

David Alonso Ramírez Acuña
Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Independente da Costa Rica. Doutor em Psicologia Forense pela Universidade Autônoma de Centro América, aprovado com louvor. Representante da Costa Rica no Grupo de Trabalho GT-2 – Psicologia e Família, na União Latino-americana de Entidades de Psicologia – ULAPSI.

Apresentação – edição anterior

Quando iniciamos as conversas sobre a organização deste livro, percebemos que o Brasil ainda carecia de um manual que falasse da família daqui, abordando as suas peculiaridades. A partir daí nos demos conta que existiam algumas áreas extremamente sensíveis e também pouco exploradas, como a avaliação familiar e algumas especificidades regionais que deveriam ser cobertas pela obra. Depois de longas discussões, chegamos a um consenso sobre os pontos que necessitariam ser abordados e agradecemos à equipe da Artmed Editora pelas valiosas sugestões neste momento!

A ideia básica do livro Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenção é oferecer aos leitores de graduação e pós‑graduação textos que permitam um aprofundamento dentro da área da família, seja ele teórico, avaliativo ou interventivo. Pensando nisso, convidamos diversos pesquisadores e profissionais reconhecidos nacionalmente para que pudessem dividir seus conhecimentos e experiências conosco. Agradecemos a todos os autores que aceitaram construir juntos este livro. O resultado foi extremamente satisfatório e a obra foi dividida em quatro seções.

A primeira parte do livro trata da “Teoria e pesquisa em psicologia da família” e aborda temas e conceitos relevantes para a compreensão do sistema familiar. Levando‑se em consideração a diversidade existente dentro da psicologia, procurou‑se contemplar diferentes perspectivas teóricas. A segunda parte intitula‑se “A família em diferentes contextos”. Nesta seção, o leitor encontrará capítulos que discutem algumas características do sistema familiar dentro da realidade brasileira. Os textos tratam de assuntos que envolvem tanto o desenvolvimento do ciclo de vida familiar e seus desafios como as particularidades regionais ou situacionais. A seção “Avaliação familiar no Brasil”apresenta alguns instrumentos que podem ser utilizados na clínica e/ou na pesquisa. Tendo em vista o baixo número de instrumentos existentes nessa área, esta parte objetiva oferecer ao leitor uma referência sobre as técnicas existentes e sua aplicabilidade. A última parte, “Intervenções e práticas familiares”, aborda alguns aspectos terapêuticos. Nesta seção, o leitor encontrará algumas informações valiosas sobre experiências interventivas desenvolvidas no Brasil.

Com o intuito de auxiliar o professor e as discussões em sala de aula, foram disponibilizadas, pelos autores, questões ao final de cada texto. A formulação das perguntas foi norteada pela mensagem principal de cada capítulo. Além das questões, o leitor encontrará, junto dos textos, quadros destacando os conceitos principais. Esses recursos foram inseridos na obra para facilitar a aprendizagem dos conceitos mais importantes.

Esperamos que este livro contribua para a consolidação da psicologia da família no Brasil e auxilie os estudantes e profissionais nos seus cursos e prática clínica.

Os organizadores.
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