Sobre a obra

O uso de drogas é um dos problemas de saúde pública mais relevantes e graves, levando a perdas individuais, sociais e familiares. Nesta obra, renomados profissionais brasileiros reúnem técnicas pautadas em teorias consistentes e em evidências científicas, buscando promover habilidades comportamentais de flexibilidade, criatividade e controle emocional para auxiliar usuários em tratamento e seus familiares.

Apresentação

Em 2018, o Global Burden of Diseases – Alcohol and Drug Use Collaborators publicou, no Lancet, uma estimativa de que cerca de 150 milhões de pessoas ao redor do mundo apresentavam transtornos por uso de álcool e dependência de maconha e de opioides. Tão ou mais importante do que a significativa prevalência desses transtornos, no entanto, é a enorme carga que acarretam em termos de anos de vida vividos com incapacidades ou anos de vida perdidos. Os prejuízos vão desde ferimentos até diversas doenças clínicas associadas ao uso de substâncias, como doenças cardiovasculares, hepáticas e câncer. Portanto, estamos falando de transtornos altamente prevalentes e com grande impacto em desfechos negativos na população.

leia mais aqui

Organizadores

fexar

Ronaldo
Laranjeira

Psiquiatra. Professor titular do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (INPAD). PhD em Psiquiatria pela University of London, Inglaterra.

Helena M. Takeyama Sakiyama

Psicóloga clínica e pesquisadora. Professora da Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (FPCS), Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), em Dependência Química pela EPM-Unifesp e em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-comportamental (CETCC). Mestra em Ciências da Saúde pela Unifesp.

Maria de Fátima Rato Padin

Psicóloga. Diretora clínica da Clínica Gressus. Especialista em Dependência Química pela EPM/Unifesp. Doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Unifesp.

Autores
fexar

Autores

A B C D E F G H I J K L M N O P R S T U V W Y Z Todos

Alexandre Gama

Neuropsicólogo. Psicólogo clínico e neuropsicólogo da Clínica Gressus e da SPDM. Especialista em Dependência Química pela UNIAD/Unifesp e em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Instituto de Terapia Cognitiva (ITC).

Alexandre Quelho Comandule

Psiquiatra e psicólogo. Especialista em Dependência Química pela UNIAD/Unifesp.

Andressa Maradei

Psicóloga clínica e pesquisadora. Psicóloga e terapeuta de grupo da Clínica Alamedas. Professora convidada do Curso de Especialização em Dependência Química da UNIAD/Unifesp. Especialista em Dependência Química pela Unifesp. Mestranda em Ciências da Saúde no Departamento de Psiquiatria da Unifesp.

Cassandra Borges Bortolon

Psicóloga clínica, professora e pesquisadora. Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto Fernando Pessoa. Mestra e Doutora em Ciências da Saúde: Farmacologia e Toxicologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Pós-doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica em andamento na Unifesp.

Claudia Regina Serapicos Salgado

Pedagoga e psicopedagoga clínica. Especialista e mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) 1 e 2. Especialista em Dependência Química pela Unifesp. MBA em Gestão Escolar pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP. Aluna do Curso de Especialização em Neurociências e Comportamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Cláudio Jerônimo da Silva

Psiquiatra. Especialista em Dependência Química pela Unifesp. Doutor em Ciências pela Unifesp. Professor Afi liado do Departamento de Psiquiatria da Unifesp. Diretor Técnico da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Douglas José Resende Lima

Psicólogo clínico. Professor na área de Dependência Química na Unifesp. Especialista em Dependência Química pela UNIAD/Unifesp.

Ligia Bonacim Duailibi

Terapeuta ocupacional, professora e pesquisadora. Especialista em Dependência Química pela Unifesp e em Saúde Mental pelo Hospital do Servidor Público Estadual/Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (HSPE/IAMSPE). Mestra e doutoranda em Ciências da Saúde no Departamento de Psiquiatria da Unifesp.

Luciana Lopes S. Costa

Fonoaudióloga. Especialista em Saúde Mental da Infância e Adolescência pela Unifesp.

Manuela Pires Rocha

Psiquiatra. Especialista em Dependência Química pela UNIAD/Unifesp.

Marcia Gomes Mifano

Psicopedagoga e neurocoaching. Especialista em Neuroaprendizagem e Psicanálise pelo Instituto Saber e em Dependência Química pela Unifesp.

Mariana Queiroz Martins Pedroso

Psicóloga. Psicóloga clínica e psicóloga do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). Terapeuta cognitivo-comportamental pelo CETCC, com formação em Terapia Comportamental Dialética pelo Behavioral Tech: A Linehan Institute Training Company. Especialista em Dependência Química pela UNIAD/Unifesp. Mestra em Análise Experimental do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mariângela Cirillo

Psicóloga. Psicóloga clínica e terapeuta cognitivo-comportamental da Clínica Gressus e do INPAD/UNIAD. Especialista em Dependência Química pela UNIAD/Unifesp.

Marilu Pacheco El-Id

Artista plástica. Especialista em Dependência Química pela UNIAD/Unifesp.

Pedro Vernalha

Psicólogo clínico e pesquisador. Certificação em Psicologia Positiva pela University of Pennsylvania, Estados Unidos, e em Manejo para o Alcoolismo pelo Center for Addiction and Mental Health, Canadá. Professor convidado do Curso de Especialização em Dependência Química da UNIAD/Unifesp. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pelo CETCC e em Dependência Química pela Unifesp.

Pilar Piñeiro Rivas Coratolo

Psicóloga clínica. Especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos em Psicologia da Saúde (CEPSIC) do Instituto Central do HCFMUSP. Pós-graduada pelo CETCC. Especialista em Dependência Química pela UNIAD/Unifesp.

Renata Pereira dos Santos

Psicóloga. Psicóloga clínica da Clínica Gressus. Especialista em Dependência Química pela UNIAD/Unifesp.

Rosana Severino

Neuropsicopedagoga e gerontologista. Mediadora do PEI 1 e 2 e tutora Cogmed (Treinamento da Memória Operacional). Atua nas áreas de Reabilitação Cognitiva e Gerontologia da Clínica Gressus e em reabilitação domiciliar. Especialista em Dependência Química, Neuropsicologia e Reabilitação Neuropsicológica pela Unifesp/Centro de Diagnóstico Neuropsicológico (CDN) e em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein.

Sílvia Leite Pacheco

Psicóloga clínica. Docente na área de Dependência Química e Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pelo CETCC e em Dependência Química pela Unifesp.

Vanessa Sola

Psicóloga clínica. Pesquisadora colaboradora da UNIAD/Unifesp. Professora e orientadora convidada do Curso de Especialização em Dependência Química da UNIAD/Unifesp. Especialista em Dependência Química pela UNIAD/Unifesp e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Mestranda em Saúde Coletiva no Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp.

Vivian Miucha Moura Barbosa

Psicóloga. Professora dos Cursos de MBA em Dependência Química e Especialização em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e Adolescência da Unifesp. Pesquisadora do INPAD/UNIAD/Unifesp. Especialista em Saúde Mental da Infância e Adolescência e em Dependência Química pela Unifesp. Mestra em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Conteúdo complementar

Atividades

Acesse conteúdo exclusivo e baixe atividades do livro

acesse
Fechar

Texto descritivo do quiz deve ser aqui.


Iniciar
Chapter
Anterior Próxima

Confira o resultado

Questão Correto Respondido Justificativa
Respondidas corretamente
Respondidas incorretamente
Não respondidas
Salvar Quizz Imprimir
Fechar

Ver consolidado


Consolidado
3 (100%)
Respondidas corretamente
0 (0%)
Respondidas incorretamente
0 (0%)
Não respondidas