Apresentação

Em 2018, o Global Burden of Diseases – Alcohol and Drug Use Collaborators publicou, no Lancet, uma estimativa de que cerca de 150 milhões de pessoas ao redor do mundo apresentavam transtornos por uso de álcool e dependência de maconha e de opioides. Tão ou mais importante do que a significativa prevalência desses transtornos, no entanto, é a enorme carga que acarretam em termos de anos de vida vividos com incapacidades ou anos de vida perdidos. Os prejuízos vão desde ferimentos até diversas doenças clínicas associadas ao uso de substâncias, como doenças cardiovasculares, hepáticas e câncer. Portanto, estamos falando de transtornos altamente prevalentes e com grande impacto em desfechos negativos na população.

A pergunta que surge é por que um psiquiatra que não é especialista em adições foi convidado a escrever a Apresentação de um livro sobre o tratamento de transtornos tão complexos? A resposta reside no fato de que os transtornos por uso de substâncias e outros transtornos mentais são altamente comórbidos, como discutido nas diretrizes para tratamento de comorbidades da Associação Brasileira para Estudo do Álcool e outras Drogas. A coocorrência é tão relevante que a Associação Mundial de Psiquiatria tem uma seção específica para a chamada patologia dual. Assim, é dever de todo profissional da área de saúde mental ter noções baseadas em evidências científicas sobre o tratamento dos transtornos por uso de substâncias.

Entre os inúmeros méritos desta obra, a capacidade de transmitir conhecimentos sobre as diversas intervenções e técnicas para tratamento do uso de substâncias químicas de maneira didática, com inúmeras ilustrações e exemplos clínicos, merece destaque. Essa qualidade torna o livro uma leitura fácil e fluida, mesmo para quem não é especialista na área.

Vale ressaltar, como bem destacado em um dos capítulos, o primeiro princípio de um tratamento eficaz do National Institute on Drug Abuse: “Não existe tratamento único eficaz para todos os indivíduos”. Assim, outro mérito do livro é a pletora de técnicas e intervenções apresentadas sempre de maneira direta, didática, simples, mas não simplista, tendo como direcionamento fundamental a transposição clínica.

Para um psiquiatra com atuação na infância e adolescência, não há como não sublinhar a presença, no conjunto da obra, de capítulos dedicados às peculiaridades do tratamento em adolescentes e a intervenções no âmbito da família, mostrando a preocupação desenvolvimental e com a integralidade dos cuidados.

Por fim, um livro, ainda mais como este com alta tradução clínica, nada mais é do que o reflexo da experiência clínica de seus autores. Falar sobre transtornos por uso de substâncias no Brasil passa, sem a menor sombra de dúvidas, pela experiência da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas vinculada à Universidade Federal de São Paulo, capitaneada pelo professor Ronaldo Laranjeira, com forte colaboração das outras duas organizadoras desta obra: Helena M. Takeyama Sakiyama e Maria de Fátima Rato Padin. Assim, o leitor não poderia estar em melhores mãos! Torna-se, portanto, uma referência para todo profissional da saúde que busca melhor entender as bases das diversas abordagens usadas no tratamento dos pacientes com problemas relacionados ao uso de substâncias químicas.

Luis Augusto Rohde
Professor titular de Psiquiatria Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor da Pós-graduação em Psiquiatria da Universidade de São Paulo
Fechar

Texto descritivo do quiz deve ser aqui.


Iniciar
Chapter
Anterior Próxima

Confira o resultado

Questão Correto Respondido Justificativa
Respondidas corretamente
Respondidas incorretamente
Não respondidas
Salvar Quizz Imprimir
Fechar

Ver consolidado


Consolidado
3 (100%)
Respondidas corretamente
0 (0%)
Respondidas incorretamente
0 (0%)
Não respondidas