Texto descritivo do quiz deve ser aqui.
Confira o resultado
Questão | Correto | Respondido | Justificativa |
---|
A 2ª edição de Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado foi elaborada para auxiliá-lo a aprender a TCC de três maneiras principais: lendo, assistindo e fazendo. Com esse objetivo, os vídeos que acompanham este livro ilustram as principais características da TCC.
Os vídeos mostram o trabalho de terapeutas voluntários que concordaram em demonstrar os métodos mais comuns da TCC. Foram filmados em um estilo simples e natural, pois nossa intenção foi apresentar os métodos que os terapeutas provavelmente usariam em sessões reais, e não produzir vídeos bem feitos ou profissionais, com atores pagos, seguindo roteiros. Queríamos ilustrar intervenções realistas que tivessem os tipos de pontos fortes e imperfeições característicos de sessões reais de tratamento. Assim, pedimos a terapeutas de diversas disciplinas para fazer role-plays com base em suas experiências no tratamento de pacientes com a TCC. A enfermeira Catherine Batscha, D.N.P., faz o papel de uma paciente com transtorno de ansiedade (entrevistada pelo autor principal, J.H.W.); a residente de psiquiatria Gerry-Lynn Wichmann, M.D., representa uma mulher grávida com depressão (entrevistada por outra residente de psiquiatria, Meredith Birdwhistell, M.D.); o psicólogo Eric Russ, Ph.D., atua como um jovem com depressão que tem dificuldade para assimilar a TCC e fazer as mudanças necessárias (entrevistado por G.K.B., coautor deste livro); o residente de psiquiatria Francis Smith, D.O., faz o papel de um homem com baixa autoestima e depressão desencadeada pela mudança de sua cidade natal (entrevistado pela renomada especialista em TCC Donna Sudak, M.D.); o professor de inglês aposentado Millard Dunn, Ph.D., faz o papel de um idoso que luta contra a depressão (entrevistado por Lloyd Kevin Chapman, Ph.D., o terapeuta cognitivo-comportamental experiente que tem seu próprio consultório); Maria Jose Lisotto, M.D., outra residente de psiquiatria, representa uma mulher com transtorno obsessivo-compulsivo (entrevistada pela psicóloga Elizabeth Hembree, Ph.D.); e Delvin Barney faz o papel de um estudante com pensamento suicida (entrevistado pelo coautor G.K.B.).
Em vez de mostrar a sessão inteira para cada caso, solicitamos aos terapeutas que produzissem breves vinhetas que demonstrassem os principais métodos da TCC, como a relação terapêutica colaborativa, o estabelecimento de agenda, a identificação de pensamentos automáticos, o exame de evidências, a exposição a estímulos temidos e a modificação de crenças nucleares. Esse formato foi escolhido porque queríamos ilustrar pontos específicos nos momentos em que são citados no livro e relacionar diretamente as explicações dos métodos básicos com os vídeos.
Os vídeos devem ser assistidos na sequência em que aparecem no livro e quando você estiver lendo sobre o tema específico. Por exemplo, os dois primeiros vídeos acompanham o Capítulo 2. Recomendamos que você leia o texto que explica os métodos demonstrados nos vídeos antes de assisti-los.
Também sugerimos que você complemente os vídeos que acompanham este livro com outras sessões gravadas para que possa ver uma amostra diferente de técnicas e estilos. As fontes para adquirir vídeos de sessões inteiras conduzidas por mestres em terapia cognitivo-comportamental (p. ex., A. T. Beck, Christine Padesky, Jacqueline Persons) são apresentadas no Apêndice II. Os casos clínicos retratados neste livro e os vídeos correspondentes são ficcionais. Qualquer semelhança com pessoas reais é mera coincidência. Os vídeos mostram o trabalho de voluntários que concordaram em demonstrar as técnicas de atendimento apresentadas.
O ícone abaixo, apresentado ao longo dos capítulos, identifica os vídeos por nome e tempo aproximado:
Os vídeos legendados em língua portuguesa estão disponíveis somente neste hotsite, no campo de materiais complementares.
Para ativar as legendas, basta clicar nas configurações e selecionar a opção “Português”. A reprodução foi testada nos navegadores mais utilizados e apresentou desempenho satisfatório, inclusive em suas versões mobile e sistemas operacionais Android e IOS.
Capítulo 2 – A relação terapêutica: empirismo colaborativo em ação
Vídeo 1. Dando início – A TCC em ação
Dr. Wright e Kate (12:17)
Vídeo 2. Modificando os pensamentos automáticos
Dr. Wright e Kate (8:48)
Capítulo 4 – Estruturação e educação
Vídeo 3. Estabelecendo a agenda
Dra. Wichmann e Meredith (3:16)
Vídeo 4. Dificuldade para estabelecer uma agenda
Dr. Brown e Eric (2:50)
Vídeo 1. Dando início – A TCC em ação
Dr. Wright e Kate (12:17)
Capítulo 5 – Trabalhando com pensamentos automáticos
Vídeo 5. Evocando pensamentos automáticos
Dra. Sudak e Brian (9:09)
Vídeo 6. Dificuldade com o registro de pensamentos
Dr. Brown e Eric (6:31)
Vídeo 7. Uso de imagens mentais para trazer à tona pensamentos automáticos
Dr. Brown e Eric (6:44)
Vídeo 8. Examinando as evidências
Dra. Sudak e Brian (11:58)
Vídeo 2. Modificando os pensamentos automáticos
Dr. Wright e Kate (8:48)
Vídeo 9. Desenvolvendo alternativas racionais
Dra. Sudak e Brian (8:50)
Vídeo 10. Dificuldade de encontrar alternativas racionais
Dr. Brown e Eric (10:37)
Vídeo 11. Ensaio cognitivo
Dr. Wright e Kate (9:31)
Capítulo 6 – Métodos comportamentais I: melhorando o humor, aumentando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas
Vídeo 12. Plano de ação comportamental
Dra. Wichmann e Meredith (3:34)
Vídeo 13. Programação de atividades
Dra. Wichmann e Meredith (9:32)
Vídeo 14. Dificuldade em preencher a programação de atividades
Dr. Chapman e Charles (8:03)
Vídeo 15. Desenvolvendo uma tarefa graduada
Dr. Chapman e Charles (7:43)
Capítulo 7 – Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo os padrões de evitação
Vídeo 16. Treinamento da respiração para ataques de pânico
Dr. Wright e Kate (7:48)
Vídeo 17. Terapia de exposição para ansiedade
Dr. Wright e Kate (10:00)
Vídeo 18. Exposição à imaginação para TOC
Dra. Hembree e Mia (9:39)
Vídeo 19. Terapia de exposição in vivo para TOC
Dra. Hembree e Mia (8:37)
Capítulo 8 – Modificando esquemas
Vídeo 20. Revelando um esquema desadaptativo
Dra. Sudak e Brian (12:22)
Vídeo 21. Mudando um esquema desadaptativo
Dra. Sudak e Brian (12:26)
Vídeo 22. Colocando em ação um esquema revisado
Dra. Sudak e Brian (10:48)
Capítulo 9 – Terapia cognitivo-comportamental para a redução do risco de suicídio
Vídeo 23. Planejamento de segurança
Dr. Brown e David (8:37)
Questão | Correto | Respondido | Justificativa |
---|