Texto descritivo do quiz deve ser aqui.
Confira o resultado
Questão | Correto | Respondido | Justificativa |
---|
Ao desenvolver esta 2ª edição de Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado, prestamos atenção especial ao trabalho transformador de nosso principal mentor e professor, Aaron T. Beck, M.D., que começou seus estudos sobre o processamento cognitivo há 50 anos, quando não havia tratamentos psicossociais baseados em evidências para os transtornos mentais. Hoje, as evidências da eficácia da terapia cognitivo-comportamental (TCC) para uma grande variedade de quadros psiquiátricos são abundantes, e a TCC tornou-se um método de tratamento de primeira linha, que vem trazendo alívio dos sintomas a muitos milhares de pacientes em todo o mundo. Este livro é resultado de suas contribuições ao propor os princípios básicos da TCC, liderando e inspirando pesquisas por décadas e transmitindo sua sabedoria em uma carreira que continua até uma idade avançada.
Também temos uma dívida com nossos demais professores e colegas, por suas ideias que foram incorporadas a esta 2ª edição de Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Os conceitos descritos neste livro são resultado do trabalho dedicado de muitos pesquisadores e terapeutas que agregaram valor ao conjunto de conhecimentos da TCC. Nossos alunos também tiveram um papel importante em nosso desenvolvimento como educadores em TCC. Esta obra baseia-se, em parte, nos cursos que ministramos na University of Louisville e na Univeristy of Pennsylvania, bem como em nossas apresentações em encontros promovidos por organizações profissionais. O feedback e as sugestões que recebemos de alunos e colegas enriqueceram nosso conhecimento sobre como auxiliar outras pessoas a se tornarem profissionais de TCC bem-sucedidos.
Nossas metas na elaboração deste livro foram oferecer um guia fácil de usar para o aprendizado das habilidades essenciais da TCC e auxiliar os leitores a desenvolver competência neste método de tratamento. Começamos traçando as origens do modelo de TCC e dando uma visão geral das teorias e técnicas centrais. Em seguida, descrevemos a relação terapêutica na TCC, explicamos como conceitualizar um caso com o modelo de TCC e detalhamos maneiras eficazes de estruturar as sessões. Se entender essas características fundamentais da TCC, você terá uma base sólida para aprender os procedimentos específicos voltados a modificar cognições e comportamentos descritos nos capítulos intermediários do livro (p. ex., métodos para modificar os pensamentos automáticos; estratégias comportamentais para tratar baixa energia, falta de interesse e evitação; e intervenções para revisar crenças nucleares desadaptativas). Os últimos capítulos vão além das habilidades básicas e facilitam o aprendizado das estratégias da TCC para o tratamento de transtornos complexos e graves, bem como de métodos para a redução do risco de suicídio. Desde a publicação da 1ª edição de Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado, surgiram mais evidências sobre a efetividade da TCC em pacientes suicidas. Queremos que os leitores sejam capazes de implementar esses métodos que podem salvar vidas (ver Capítulo 9).
Outra novidade desde a 1ª edição é o maior interesse em terapias relacionadas com a TCC, mas que utilizam métodos alternativos e complementares de tratamento. Tais abordagens incluem a terapia comportamental dialética, a terapia cognitiva baseada em mindfulness e a terapia do bem-estar. Embora não seja possível fornecer um treinamento completo nessas abordagens neste livro, o Capítulo 10 orienta os leitores a alternar os métodos à medida que forem usados para quadros como transtornos da personalidade e depressão crônica ou recorrente e traz sugestões de leituras e estudos complementares. O capítulo final deste livro é dedicado a recomendações e dicas para desenvolver competência na TCC, evitar ou enfrentar o esgotamento e dar continuidade ao aprimoramento do conhecimento e da experiência como terapeuta cognitivo-comportamental.
Competências específicas para realizar a TCC foram descritas pela American Association of Directors of Psychiatric Residency Training (AADPRT) e são discutidas no Capítulo 11. No entanto, preferimos não organizar o livro enfocando-as, pois queríamos escrever um guia que fosse útil para uma ampla gama de leitores, incluindo terapeutas em atividade e estagiários de várias áreas ligadas à saúde mental. Contudo, o livro traz informações básicas e exercícios que devem ajudar os residentes de psiquiatria, entre outros, a adquirir as habilidades descritas nas competências da AADPRT.
Descobrimos que a melhor maneira de assimilar a essência da TCC é combinando leituras e sessões didáticas com oportunidades de ver a terapia sendo conduzida – seja em vídeos, role-plays ou observações de sessões reais. Este livro inclui 23 vídeos de interações de terapeutas com pacientes (ver Guia de vídeos para informações sobre os vídeos e como acessá-los). O próximo passo é praticar os métodos com os pacientes, idealmente com supervisão cuidadosa de um terapeuta cognitivo-comportamental treinado. Para ajudar a desenvolver as habilidades em TCC, incluímos uma série de exercícios e guias de resolução de problemas. Os exercícios destinam-se a aprimorar sua capacidade de implementar os métodos cognitivos e comportamentais-chave, e os guias de resolução de problemas ajudarão a encontrar soluções para as situações de tratamento desafiadoras.
Ao descrever as histórias usadas nos vídeos, nós as apresentamos como se fossem casos reais. Na verdade, são simulações baseadas em experiências combinadas dos terapeutas no tratamento de pessoas com problemas semelhantes. Descrevemos os pacientes como se fossem reais ao longo de todo o livro pela facilidade de escrever e ler casos com esse estilo de comunicação. Ao utilizar material de casos reais, trocamos o sexo, as informações pessoais e outros dados, a fim de que a identidade dos pacientes tratados por nós ou por nossos colegas seja preservada. Além disso, para evitar o fraseado complicado de “ele ou ela”, alternamos os gêneros quando não nos referimos a casos específicos.
A implementação da TCC pode ser otimizada pelo uso de formulários, inventários e registros de pensamento, entre outros recursos. Portanto, incluímos vários exemplos, tanto nos capítulos como no Apêndice I (disponível no campo de materiais complementares deste hotsite), que podem ser usados no planejamento ou fornecimento de TCC.
As experiências de aprendizagem para se especializar em TCC podem ser bastante estimulantes e produtivas. Ler sobre a rica história da TCC permite que as intervenções de tratamento sejam baseadas em uma ampla estrutura filosófica, científica e cultural. Estudar as teorias que embasam a abordagem cognitivo-comportamental pode expandir sua compreensão da psicologia dos transtornos psiquiátricos e proporcionar orientação valiosa para a prática da psicoterapia. Ainda, aprender os métodos da TCC pode lhe fornecer ferramentas pragmáticas e empiricamente testadas para uma grande variedade de problemas clínicos.
Esperamos que este livro seja uma valiosa companhia em seu empenho para aprender sobre a TCC.
Questão | Correto | Respondido | Justificativa |
---|